HDMix TI
HDMix Tecnologias
Formatar é a maneira mais eficiente de eliminar os problemas do PC?
12 Agosto 2018 George Phill

Muitos usuários acreditam que a formatação é a primeira opção a ser adotada em caso de lentidão e travamento dos seus computadores. Mas quando se descobre o que é realmente uma formatação, esse procedimento passa a ser o último recurso utilizado para a resolução de problemas do PC. Continue lendo e veja porque!

De fato, a "formatação" resolve apenas a maioria dos problemas de software, pois através dela todo o sistema operacional será apagado, e logo depois reinstalado, deixando os programas do PC quase do mesmo jeito que saíram da fábrica. Porém, é um procedimento que afeta somente o que está gravado em apenas um dos componentes do computador: o HD.
Logo, problemas que envolvem a parte física do HD, bem como a placa mãe, o processador, as memórias, ou qualquer outro elemento do PC, não serão resolvidos com a formatação.

Defeitos em quaisquer desses componente podem se manifestar com lentidão e travamento do sistema. Nesses casos, mesmo após a formatação os problemas continuarão.

O ideal, portanto, é verificar primeiro o que está causando o problema, para somente depois definir como resolvê-lo.

Mesmo defeitos relacionados ao sistema operacional, que são perfeitamente resolvidos com a formatação, devem ser analisados antes da formatação, pois eles podem ser resultados das atitudes do usuário, que podem favorecer o colapso do sistema com comportamentos de risco que aumentam as chances de o computador ser infectado com vírus, ou até mesmo com procedimentos de risco, como desligar o PC pela tomada, pressionar com frequência o botão reset ou submeter um notebook a pancadas. Não fazer um diagnóstico sobre o problema impede a criação de uma rotina de prevenção.

Muitos clientes já chegam na oficina solicitando uma formatação, porque o seu custo é menor. Mas formatar não é a maneira mais adequada de resolver os problemas de um computador.

https://hdmix.me/v
Compartilhe!

George Phill

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web. Em 1994 fiz o meu primeiro curso de informática e, desde então, tenho me mantido sempre atualizado na área. Recentemente comecei a fazer pesquisas relacionadas a aplicação de novas tecnologias em atividades econômicas.


Consulte a nossa Política de Comentários